Virais e Os Senhores da Internet

7 set

Cada vez mais vejo pessoas seguindo cegamente o que os outros dizem na internet. A influência de alguns na web está se tornando muito forte, a ponto de decidir por você o que você acha certo ou errado, chato ou engraçado. E você? Pensa por conta própria, ou apenas segue o rebanho ?

a_3306

Cada vez mais, vejo coisas que me intrigam na internet. E uma delas é o que se refere a preguiça de pensar, e a capacidade quase inata das pessoas de seguirem o rebanho, de fazer o que os outros estão fazendo, sem se dar conta se aquilo é bom ou ruim. Um belo exemplo disso, são os virais da internet.

Mais o que é um viral? Simples: é algo que do nada, de uma hora pra hora, é falada nos quatro cantos da internet. Quer alguns exemplos? Sou Foda, Rebecca Black, Pôneis Malditos, Mamilos Polêmicos … isso apenas pra citar os mais recentes.

O que noto com a maioria dos virais é que: são vídeos que já estavam a algum tempo na internet, e recebiam poucos comentários e visualizações. Eram aqueles vídeos que se você achasse por conta própria, ia pensar/dizer “que lixo!”, e fecharia o vídeo imediatamente, ou no máximo ia dar uma bela xingada nos comentários. Isso até que algum Senhor da Internet, dono de algum perfil influente no twitter ou de algum blog famoso resolveu postar o vídeo comentando algo como “ri muito”. E PRONTO! Em questão de poucos dias, blogs grandes, médios, pequenos, perfis de variados tipos no twitter replicam o vídeo, e logo ele para nos trending topics do twitter, e vai pra TV naqueles programas entediantes de domingo, nos quadros que apresentam os “melhores da internet”.

Confesso pra vocês que um dos poucos virais que dei risada até hoje foi o Sou Foda, na parte em que ele dança igual a Lacraia (R.I.P.). Rebecca Black eu achei normal, Mamilos achei uma idiotice sem tamanho, Pôneis Malditos achei nada a ver, entre outros virais que vi, não achei nada de mais/chato e parou por aí.

Mais muita gente apenas deu risada, achou legal, replicou, porque todos estavam falando daquele vídeo, e achando ele o mais legal de todos os tempos. Gente que faz de tudo para permanecer no rebanho. Claro que tem horas pra rir, e tem muitos vídeos engraçados no YouTube, muita coisa legal na infinidade de páginas da Internet. Mais achar que um vídeo é legal só porque alguém falou? Tem algo de errado nisso…

Como vi essa semana a hashtag “#EdneiaPopStar” nos trending topics. Alguém achou um vídeo-clip bem tosco, de uma música tosca, de uma moça do interior do nordeste, e começou a dar risada/debochar. A coisa toda foi parar no Pânico na TV! que lançou a já referida hashtag, na esperança de fazer algum barulho.  O pessoal abraçou a causa pensando mesmo que estava dando uma baita trolada. Mais não é bem assim. Apenas iludem a moça simples, que gosta de cantar, mais que não tem o talento nem o carisma para ser uma Pop Star de verdade. Você aí que ajudou a bombar a hashtag, você iria pagar ingresso pra ir em um show dela? Ia gastar dinheiro comprando um cd ou dvd dela? Acho que já sei a resposta.

E levando isso um pouco mais além, demonstra que a grande maioria do pessoal está totalmente alienado, já não usa mais a capacidade de separar o que é bom do que é ruim. Apenas deixa que os outros lhes digam o que é legal. Se todos estão falando, então deve ser bom mesmo…

Cuidado: hoje é apenas um inocente vídeo do YouTube transformado em viral, e aos poucos, você se acostuma cada vez com os outros decidindo o que é melhor para você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: