Bandas-zumbi, porque elas ainda existem ?

27 out

 

Pare tudo o que você estiver fazendo agora. Tire a mão do rosto e descruze essas pernas, pois nesse post vou adentrar no mundo obscuro das bandas-zumbi. Não, são bandas DE zumbi, muito menos formadas por zumbis, ou a Nação Zumbi. vejamos adiante o que eu quero lhe falar neste post:

A cara do sucesso

Cara, eu iria em um show assim!

Primeiro, uma leve explanação do que é um zumbi: o corpo de uma pessoa morta ao qual é dado vida novamente, usualmente para fins maléficos; uma pessoa sem vontade própria, cujas reações são sem vida. Guarde bem essa definição.

Você como todo ser humano, já deve ter ouvido música. E a maioria das pessoas que ouve música, tem algum estilo com que mais se identifica: Rock, Heavy Metal, Punk, Hard Rock, e outros que não merecem citação aqui afinal eu sou um fuckin’ metaleiro. E dentro do gênero “estilo que eu gosto”, tem também o “bandas que eu gosto”. Você deve ter a(s) banda(s) de sua preferência

Com o passar do tempo você se identifica com o som delas, podendo virar fã, ou apenas gostar do som. E ao longo dos tempos, bandas novas surgem, algumas bandas mais antigas acabam (quase sempre por “divergências musicais), e é nesse meio termo que se encaixa as “bandas-zumbi”.

Sabe quando rola aquela briga entre os membros da banda, e cada um decide seguir o seu caminho? Mais, pra que encerrar a banda? Vamos chamar outros músicos, e FUCK YEAH! Continuamos a nossa banda, usando o mesmo nome!

Normalmente, a saída de membros-chave da banda é a principal causa das bandas-zumbi. Pegaremos um exemplo clássico: o Raimundos. No exato auge da banda, onde eles já eram considerados uma lenda viva do rock nacional, eis que o vocalista Rodolfo Abrantes, anuncia que se converteu a Deus, e que por isso não pode mais continuar cantando as músicas que cantava e viver aquela vida de sexo, drogas e rock’n roll. Nos idos de 2001, a banda se reuniu, e anunciou seu fim. Meses depois, a banda anuncia a sua volta, sem Rodolfo, e lança o disco “Éramos 4”. Aí começa o declínio da banda, tanto na mídia quando musical. Ou seja: a banda esta lá, tocando as músicas de antes, mais não chega nem perto do que ERA.

Outro clássico exemplo é o Guns N’Roses. Todo mundo saiu, mais Axl Rose (vocal) ficou. A voz do cara tá lá, mais a alma, a essência da banda, se perdeu.

Esse é o Guns N' Roses ? Pára né!

Esse é o Guns N' Roses ? Pára né!

 

E esse é o motivo das bandas-zumbi: o corpo tá lá, mais a alma da banda, já era. Realmente deve ser muito difícil se desvencilhar do nome antigo, da rotina de sucesso e dinheiro. Mais tudo chega a um fim. E é nesse momento exato, na dificuldade de deixar o que passou para trás, que a coisa toda acontece. É muito difícil reconhecer que a alma da banda sumiu. Mesmo que você diga “essa é minha banda porra!”, quando ouvir os álbuns antigos, vai pensar “essa SIM é minha banda favorita”. Bandas-zumbi são aquelas que vivem do passado, do que já foram. Pense da seguinte forma: se essas bandas surgissem HOJE, fariam o mesmo sucesso de antes? Obviamente, não. Por que? Porque a essência da banda, a química entre os membros, aquela sonoridade vibrante, sumiu. E nunca mais vai voltar.

Portanto senhores músicos, tratem de reconhecer quando a sua banda acabou, e faça algo novo na vida. Deixe o passado para trás, respeitando assim a morte de sua banda, e deixando os fãs com aquela nostalgia, não com raiva do que se torno o som que ele mais gostava de ouvir.

Uma resposta to “Bandas-zumbi, porque elas ainda existem ?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bandas-zumbi, porque elas ainda existem ? « Link Esfera – Rede Social, Notícias e Opinião - 10 de novembro de 2010

    […] Pobre de nós, fãs, que temos que engolir a nossa banda favorita se transformar em um zumbi… Ver conteúdo completo Google BuzzFacebookTwitterVote neste posttopvotes.appspot.com Tags: Axl Rose, banda zumbi, blog […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: